








Rua Francisco Ferrer, 453 | Sala 601 | Porto Alegre | RS
Os traumatismos de face devem ser tratados pelo cirurgião dentista especialista em cirurgia buco-maxilo-facial.
Esses traumatismos trazem conseqüências para o rosto e também para os ossos, dentes e tecidos moles, como lábios, bochechas e nariz. Nesses casos ocorrem alterações na fala, na mastigação, na respiração e principalmente, na estética facial.
Pesquisas mostram que 45% das vítimas de trauma de face compreendem a faixa etária entre os 21 e 30 anos de idade. São jovens que se envolvem cada vez mais em acidentes de trânsito, em especial, pelo aumento de circulação de motocicletas, que expõem mais as vítimas.
O tratamento correto dessas fraturas exige conhecimento e domínio seguro da oclusão dentária e das suas relações com os ossos fraturados da face, característicos do cirurgião dentista especializado em cirurgia buco-maxilo-facial.
Restabelecer a oclusão dentária correta e o perfeito alinhamento dos traços de fratura, produz resultados positivos não só para a função, mas também para a estética facial do paciente.
De todas cirurgias de fraturas de face realizadas no País, aproximadamente 52% são de vítimas de acidentes de trânsito, agressão física (18%) e acidentes em prática desportiva (12%).
O tratamento das fraturas de face modernamente utiliza mini-placas, telas e mini-parafusos de titânio para fixação óssea, com técnicas e materiais que simplificam, agilizam e tornam seguro o processo de tratamento, evitando que o paciente fique com os maxilares amarrados no pós-operatório. Dessa forma, os pacientes podem voltar ao convívio social e as suas atividades habituais mais rapidamente.